Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Falésias da Pedra do Ponto

Ampliar imagem Falésias da Pedra do Ponto
Falésias da Pedra do Ponto.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Falésias da Pedra do Ponto
Pedra do Ponto.
Foto: André Ilha
Falésias da Pedra do Ponto
Cadastrada por: André Ilha, em 18-12-2022 às 15:04
Descrição: A Pedra do Ponto é um bloco compacto no ponto mais alto da Serra de Bangu. Abaixo dela há algumas paredes rochosas dispersas, com considerável potencial para novas escaladas, em geral com proteção fixa. Sua primeira via, "Ponto Morto", fica em uma parede situada algumas dezenas de metros abaixo, numa encosta bem íngreme e tomada por capim, e a segunda, "Ponto Pacífico", está em outra parede, algumas dezenas de metros à esquerda.
Como chegar à base: No final da Rua do Governo, em Realengo, entre na subsede Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), siga pela estradinha de paralelepípedos em frente e pegue a trilha bem marcada que começa junto ao poço do Rio Piraquara. Ela é parte da Trilha Transcarioca (trecho Piraquara x Pau da Fome), portanto siga as suas marcas. Primeiro, ela sobe o vale do Rio Piraquara, no meio da mata densa em uma encosta bem íngreme, e pouco antes de chegar à crista da Serra de Bangu sai num descampado.
Uma vez na crista, dobre à esquerda, numa subida longa, porém mais suave, com altos e baixos. Pouco depois da Pedra do Ponto, deixe a trilha para descer pela encosta íngreme à direita, e siga sem caminho definido pelo capim até a base da primeira parede, de onde parte a incrível oposição inicial de "Ponto Pacífico", e poucas dezenas de metros à frente a segunda parede, que tem tamanho considerável e é cortada pelo óbvio sistema de fendas de "Ponto Morto".
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)
Coordenadas: -22.912788177024755,-43.47105387621586
Encontrou algo errado? Clique aqui